X Fechar
Maconha & a sexualidade

Postado por semdrogas em 19-04-2011 com nenhum comentário

por Alessandra Diehl

Publicado por Uniad

Popularmente muito se falam dos supostos “poderes afrodisíacos” da maconha na questão sexual. Parece existir um mito associado à capacidade da droga de aumentar a libido, prolongar o orgasmo e favorecer o encontro sexual. Não se sabe ao certo se estes efeitos seriam dose-dependentes ou não. Verdade, no entanto, é que pouca literatura científica tem sido produzida envolvendo a associação do uso/abuso e dependência de maconha com temas vinculados a sexualidade humana.

 

Três artigos interessantes listados abaixo evidenciam cenas diferentes desta droga de abuso ligadas ao universo da sexualidade. O primeiro artigo nos mostra que o uso de maconha em pessoas de 18 a 80 anos pesquisadas tem importante relação preditiva com o uso recreacional do sildenafil (Viagra) em indivíduos não portadores de disfunção erétil.

 

O segundo artigo mostra que em 64 homens avaliados e comparados a controles o uso crônico de maconha pode estar envolvido no dano endotelial precoce de artérias predispondo a disfunção erétil nestes usuários crônicos de cannabis.

 

E finalmente o terceiro artigo, avaliou uma amostra de 2790 jovens, homens e mulheres heterossexuais, com idades entre 16 a 24 anos, que mostra que as chances de comportamento sexual de risco foi maior em usuários de maconha do que em não usuários de maconha. Salvo as limitações dos três estudos e necessidade de ampliar tamanho das amostras para permitir maiores extrapolações parece haver algo complicado nesta relação maconha e sexualidade.

 

  1. Does marijuana use play a role in the recreational use of sildenafil?
  2. Early endothelial dysfunction as a marker of vasculogenic erectile dysfunction in young habitual cannabis users.
  3. Association between cannabis use and sexual risk behavior among young heterosexual adults.

Publicado em: Destaques

Tags: , ,

Compartilhar:

Comentários

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>