X Fechar
ALCOOLISMO

Postado por Sem Drogas em 17-06-2016 com nenhum comentário

Todo mundo conhece alguém que bebe sempre e não tem problemas maiores.

Pessoas que conseguem vender em eventos sociais sem causar constrangimento para os amigos e familiares, mantém suas atividades profissionais que são pessoas produtivas no entanto aqueles que exageram na bebida e chegam a transformar o hábito em compulsão.
Beber se torna o centro de suas vidas, passam à ter doenças graves, problemas de convivência que contaminam a vida familiar as relações sociais e as atividades profissionais.
Quando isso acontece estamos diante do alcoolismo.
Pode-se definir alcoolismo como a manifestação de pelo menos três desses problemas:
1. Tolerância: demorar cada vez mais para sentir os efeitos do álcool.
2. Crises de abstinência: se sente mal, irritado o deprimido quando não bebe. Reduzir ou perder atividades importantes na vida, como por exemplo o trabalho, por causa do álcool.
3. Beber mais tempo que o planejado. Desejar insistentemente parar, mas, quando se vê já está bebendo de novo e se sente frustrado por não ter o domínio sobre suas vontades.
O alcoolismo é uma doença crônica caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool onde o indivíduo se torna tolerante aos efeitos da bebida. A pessoa não consegue ficar sem beber por muito tempo o organismo e começa a sentir falta quando o álcool não é consumido, e consume doses cada vez maiores.
O alcoolismo tem diagnóstico, sendo que é classificado em três níveis: leve, moderada e grave.
É plenamente possível o controle da doença, estabelecendo uma vida saudável e produtiva com qualidade nos relacionamentos sociais e familiares, por meio da ajuda profissional.
Quando a dependência do álcool se encontra a nível leve moderado é possível fazer um tratamento sem internação. Rever atividades de prazer e estimular à novo projeto de vida é uma saída suficiente.
Em casos de dependência nível grave é necessário internação. São casos de grande comprometimento da saúde física, perda de vínculos, relacionamentos bastante abalados, e a necessidade da desintoxicação e o afastamento de ambientes de influência como bares, clubes, festas.

 

Marci Kraft

Psicóloga no Centro de Referencia em Saúde Mental Verde Vale

CRP 12/11637

 

 

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL VERDE VALE oferece em Jaraguá do Sul (SC) serviços de consultório com atendimentos na área da psiquiatria e psicologia e de internações nas modalidades voluntária, involuntária e compulsória.

Dispomos de serviços de resgate 24 horas.

Informações pelos fones: (47) 9234-1746 / (47) 8808-9169

www.clinicaverdevale.com.br

 

Publicado em: Destaques

Compartilhar:

Comentários

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>