X Fechar
Ciência explica por que punir não muda comportamento de viciados em cocaína

Postado por Sem Drogas em 20-06-2016 com nenhum comentário

Por que algumas pessoas se viciam em drogas mesmo sabendo dos danos consideráveis que elas provocam? Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge, publicado nesta quinta-feira (16) pela revista “Science”, mostrou o quão difícil é largar a dependência em cocaína.

O vício inicialmente é fruto de um desejo consciente em busca dos efeitos da droga. Mas com o tempo passa a ser um hábito independente de quaisquer desejos ou objetivos. Esses dois tipos de comportamento, um consciente e o outro movido pela mania, foram avaliados pelo estudo.

 

Os pesquisadores observaram o comportamento de 125 pessoas — 72 viciadas na droga e outras 53 saudáveis. Elas foram estimuladas a determinadas ações, que seriam recompensadas com pontos ou choques elétricos. Essas ações foram reduzidas aos poucos.

 

O objetivo da pesquisa era avaliar quais pessoas seriam capazes de notar, por tentativa e erro, quais eram as ações que iriam gerar reações negativas e, dessa forma, evitá-las em testes posteriores. Não foi o que aconteceu com uma grande parcela dos viciados em cocaína. Eles repetiam as mesmas ações mesmo que elas não fossem recompensadas.

 

Segundo os pesquisadores, as descobertas do estudo ilustram a dificuldade em tratar o vício em cocaína, uma vez que os dependentes têm problemas em evitar consequências adversas.

 

Por isso, tratamentos que consistem em abordagens punitivas são pouco eficazes.

A cocaína é uma das drogas ilegais mais consumidas no mundo. Extraída das folhas da coca, a droga é considerada psicotrópica, já que atua no sistema nervoso central do indivíduo, responsável pelo comando dos pensamentos e ações das pessoas.

Fonte: Uol

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL VERDE VALE oferece em Jaraguá do Sul (SC) serviços de consultório com atendimentos na área da psiquiatria e psicologia e de internações nas modalidades voluntária, involuntária e compulsória.

Dispomos de serviços de resgate 24 horas.

Informações pelos fones: (47) 9234-1746 / (47) 8808-9169

www.clinicaverdevale.com.br

 

Publicado em: Destaques

Compartilhar:

Comentários

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>